segunda-feira, 30 de abril de 2018

Review: Corsets históricos da Josette Blanchard

   Seguindo a proposta de falar sobre marcas alternativas nacionais, hoje o post é sobre a Josette Blanchard. Eu já havia falado sobre um corset histórico da Josette Blanchard aqui no blog, mas hoje falo um pouco mais sobre a marca, além de comentar um dos modelos de corsets históricos do catálogo. 

Josette Blanchard 


    Com quase 10 anos de história, a Josette Blanchard é um ateliê focado em corsets e figurinos, tendo se especializado na costura histórica e réplicas. Atualmente o ateliê está em São Paulo e trabalham principalmente com produtos sob encomenda, que podem também serem feitas pela internet. À frente da marca está Melissa Vargas, que é quem confecciona os produtos, atende clientes e até mesmo fotografa as peças para o catálogo. Ela é formada em História da Moda e também utiliza trajes de épocas em eventos revivalistas. 

Produtos:

Melissa, a dona da marca, usando uma criação própria

    O carro forte da Josette Blanchard são os figurinos, que podem ser históricos, fantasia, cosplay ou até mesmo noivas. O catálogo de corsets é realmente amplo e tem dezenas de modelos, tanto para tight lacing, quanto para compor figurino ou uso fashion. 

Réplica de um figurino de coelhinha da Playboy

    No site existe um catálogo com modelos disponíveis, mas por ser sob encomenda você pode contatar a marca e solicitar orçamento de algo novo. Cada figurino na  Josette Blanchard é único e eu acho essa proposta de exclusividade bem interessante. 

Feedback e review:


    Eu tenho várias peças da marca, meu primeiro corset mesmo encomendei em 2012. Para mim o principal diferencial dela é justamente essa especialização em história da moda, as peças históricas são realmente bem feitas e acuradas e diria que são uma referência na área. A modelagem é um primor e a Melissa é sempre muito atenciosa no atendimento. Josette Blanchard é uma marca cuja evolução ao longo dos anos é notável e estou sempre me surpreendendo com as peças. 


    Minha última foi esse corset vitoriano midbust que é uma réplica de um modelo de 1876. Eu sou apaixonada por corsets vitorianos e esse modelo era um sonho de consumo. E ele é perfeito! A modelagem segue o padrão da época mas de uma forma que se adapte a corpos modernos, por exemplo: ele possui um busk mais maleável para que a barriga tenha essa curva bem comum em corsets da época.
Fotos do processo, que foram postadas no instagram da marca

    Eu queria destacar também o bordado, que também foi feito pela Melissa e consome uma boa parte do tempo de produção desse corset. Definitivamente é uma peça especial e é a que tem a confecção mais longa do atelier.

    Josette Blanchard uma das minhas marcas preferidas no mercado nacional e recomendo a todos que procuram algo único, artesanal e de qualidade, seja para usar no dia a dia ou em ocasiões espciais. 

Recomendação de leitura: 
E essas mulheres que se apertavam em corsets? 
O bordado na era vitoriana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me' ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.