terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Desafio de costura histórica: Chemise vitoriana bordada

 

    Esse ano participarei novamente do Historical Sew Monthly (que traduzi como Desafio de costura história pra publicar aqui), do The Dreamstress. O tema de Fevereiro é 'Por baixo: faça algo que vá embaixo de outras camadas'. Eu adoro roupas de baixo históricas e resolvi fazer uma chemise nova, juntando a vontade de fazer outra peça bordada. 

Número do desafio: #2 (por baixo)
Tecido: percal
Molde: tracei o meu próprio, baseando-me em moldes históricos.
Ano da peça: 1860-80s
Materiais utilizados: percal, bordado inglês, linhas para o bordado.
Quão historicamente correto é?: 75%*
Total de horas para finalização: Aprox. 7 horas
Quando utilizou pela primeira vez: Usada apenas pra fotos
Custo total: R$20

*Como eu cálculo a acuidade histórica: 25% aparência, 25% materiais, 25% técnicas, 25% modelagem.

Modelo 


    Desenhei meu modelo acrescentando detalhes de peças de museus que eu achei interessante. Meu foco eram chemises bordadas e fui procurando alguns exemplos de peças que tinham decotes assim. No fim fiz algo que poderia ser usado em 1860 até 1880. 



Uma curiosidade: usei percal (um tecido de lençol) para fazer minha chemise. Na era comum que mulheres reaproveitassem tecidos de lençol para fazer peças de baixo. 

Molde e corte



    Tracei o meu molde do zero, mas tendo como referência alguns exemplos que encontrei em livros da época. Uma peça com poucos recortes, deixando o ponto de interesse no bordado e mangas franzidas.

Bordado



     Tive uma certa dificuldade para encontrar algum desenho que fosse razoavelmente simples para uma iniciante na área, e a solução que encontrei foi adaptar um que vi numa amostra de pontos. Utilizei o ponto de contorno, cheio e haste, sendo que o último eu ainda não sabia fazer. 

Construção



    A costura foi razoavelmente rápida. A pala do decote da frente e costas é forrada e foram as partes que montei primeiro, para então costurar a parte de baixo da chemise com os franzidos, unir ombros, costurar mangas e fechar as laterais. Acabei abrindo mão dos botões na parte de trás à medida que percebi que conseguia colocar e tirar a peça com facilidade mesmo sem esse detalhe 

Resultado 


    Eu não diria que fiquei muito satisfeita, rs. Em relação ao bordado, foi um dos primeiros que fiz e em um ponto que eu ainda estava aprendendo, então não esperava que ficasse perfeito logo de cara. Mas acabei errando na modelagem: decote largo demais e mangas muito justas,  que deixou a peça um tanto desconfortável. Também gostaria de ter deixado mais tecido para franzir a parte da frente. Para fotos esses detalhes não são tão incômodos, mas eu definitivamente preciso consertá-los se for usar essa chemise junto de algum traje. Não cheguei a detestar completamente, mas está longe de ser uma das minhas peças preferidas.

Referências

Estão ao final do post, abaixo da versão em inglês

English version 

The Challenge: #2: Under
Fabric: cotton
Pattern: drafted by myself
Year: 1860-80s
Notions: cotton fabric, lace, embroidery thread
How historically accurate is it? around 75%. Most of the notions and techniques are historically accurate
Hours to complete: 7 hours, in a few days
First worn: Still to be worn
Total cost: circa $7


    I decided to pick some details that I found interesting in museum pieces from 1860s to 1880s. I wanted the embroidery, the puffed sleeves...but the overall looking was quite plain, I think. 




   I drafted the pattern myself, basead on historical ones.


   I'm still learning this kind of embroidery, so my main goal was to find a pattern that was simple enough for me to do but still pretty and historically accurate. The one I used was basead on an embroidery sample from a magazine. 


    The construction wasn't exactly challenging, since I've already made something similar in the past. There's a gattered panel at the front and back, which I did first, and then sewed the sleeves on and finished the piece closing the sides. 

Outcome and fitting


    I'm quite desapointed with the outcome, since I didn't like the fitting. The sleeves were too tight, and the neckline too large. That could be easily avoided if I had made a mockup, but I didn't do. anyway it kinda works for photos, so it's not a complete failure, haha. I'm proud of one of my firsts embroideries, if it didn't ended up perfect. 

Referências/Sources

100 pontos de bordado, autor desconhecido 
The history of underclothes, C. Willett Cunnington, PhiIlis Cunnington
Victorian embroidery and crafts - The History Sampler 
Vintage Connection - Chemise pattern 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me' ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.