quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Fazendo uma Chemise à la Reine (1780s)

Modelo e inspiração


     Para o VII Picnic Vitoriano, que aconteceu em Julho de 2017 (é, faz tempo mesmo,rs) eu decidi fazer um Chemise à la reine, modelo que Maria Antonieta popularizou quando procurava um estilo de vida mais bucólico. Mais confortável e prático que os vestidos usados na corte, chocou a sociedade da época por lembrar as roupas de baixo. 


    Achei que seria uma boa ideia pra usar em um picnic e me inspirei em modelos da década de 1780.

Molde e corte


    O molde desenvolvido pela Norah Waugh foi a minha maior referência, e o tracei diretamente no tecido. 


    Para marcar a cava, aproveitei um molde de camisa que eu já tinha pronto para fazer um gabarito, um truque que é bem prático.

Construção

 
    Por ser basicamente uma peça única, a costura é simples. A chemise é aberta na frente e franzida por cordões que passam por canaletas feitas em fitas de cetim costuradas no vestido. Utilizei a mesma técnica nas mangas, que foram costuradas por último assim como o babado dos ombros.


    O babado do decote também é franzido por fitas e para dar acabamento na barra eu queimei com vela (o que funciona em tecidos sintéticos como o voal que eu estava usando). Algo que me ajudou muito na construção foram tutoriais e outros posts que fui encontrando, é uma peça amplamente documentada por outras pessoas blogosfera afora. Caso você deseje fazer uma também recomendo dar uma olhada nos links ao final desse post, vão ser bem úteis.


    A chemise é uma peça que pela quantidade excessiva de tecido parece errada e desengonçada conforme você vai costurando, mas que tem um efeito belíssimo no corpo depois de pronta.


    O sash (a faixa na cintura) eu fiz utilizando uma técnica semelhante à que usei no swiss waist, com barbatanas e uma estrutura rígida para manter o franzido no lugar. Não é historicamente correto, mas o resultado é uma peça que você não precisa ficar ajeitando no lugar durante o evento, e pra mim praticidade vem antes da acuidade histórica.

Underwear e acessórios

    Como o vestido é completamente transparente, usei uma chemise longa como forro por cima da chemise e do stays. Optei por não usar bolsos ou bumpads, e acabei esquecendo de fotografar a roupa de baixo.



Fotos por Rose Steinmetz e Gaby Vieira , respectivamente (recortadas)

    De acessórios, além do sash usei bijuterias genéricas pra compor o visual de forma discreta apenas, rs. Para a gargantilha utilizei a mesma fita de veludo que usei para os laços da manga, com um pingente de flor de lis. O penteado que usei também foi simples e baixo, seguindo a mesma proposta do resto do traje que era algo casual e confortável de se usar em um picnic.

Resultado



Fotos por Cleusa Vargas

  Fiquei bem satisfeita com o resultado! Não sei se mudaria alguma coisa na construção. Definitivamente estou mais satisfeita que meu primeiro traje dessa mesma época, mas dessa vez concluí que realmente branco não é minha cor, investirei em outras cores nos próximos trajes.

    Esse post acabou saindo mega atrasado mas espero que tenham gostado!

Principais referências

Before the automobile: 1780s chemise à la reine 
Diários Anacrônicos (o post saiu do ar)
Fresh Frippery: Easy chemise dress
Koshka the cat: A chemise à la reine 
The Scandalous sisterhood: And suddenly...progress!
A evolução da Indumentária, Marie Louise Nery
The cut of women's clothes 1600-1900, Norah Waugh

4 comentários:

  1. Adorei o modelo, prefiro a moda de 1750 mas, o traje é lindo. Em relação ao blog Diários Anacrônicos, todo material foi transferido para o Sociedade Histórica Destherrense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acho difícil ver gente que gosta da moda de 1750...eu mesma acabo preferindo o final do século, rs. Mas obrigada! <3

      Excluir
    2. Adoro os anos da rainha no Palácio de Versalhes, comprei moldes de um período posterior, Simplicity 8161, 8162 e 8411, todos da American Duchess. Mas quero comprar os novos Simplicity 8578 e 8579, você já viu? São muito bons. Comprei outros de vários períodos, estou muito empolgada com eles. Beijos

      Excluir
    3. Já vi alguns dos moldes da American Duchess, mas nunca comprei...parecem ser ótimos mesmo!

      Aliás adoro seus comentários, beijos <3

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.