quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Traje de chá 1890s

  Eu já tinha comentado aqui a minha intenção de fazer um traje de chá (ou tea gown)  pro próximo evento do PVSP. E bem, esse evento já foi e agora é hora de falar sobre a confecção do meu traje, hehe. Dessa vez não vou me estender em vários posts como eu fiz com o de 1851 até porque o traje é bem simples.
 
 Então vamos lá. Já aviso que farei o costumeiro pic spam, estejam preparados, haha.

Inspirações:

Eu estava basicamente procurando por trajes constituídos de um robe prático (o que aqui significa adaptável a outras épocas e situações), um vestido, e swiss waist, mas nada que fosse muito complicado ou caro porque o tempo era curto. Esses daqui foram os que mais me baseei pro modelo:

 Vestido de 1891-92

 1885


 1891

 1891

1890
1890

Underwear:

Como roupa de baixo usei o meu corset de 1890-95 ( e dessa vez ele não apareceu de forma anacrônica como da outra vez, hehe), as drawers e a anágua lisa do traje da Victoria. Eu não vi necessidade de fazer novas... Mas para sustentar o vestido fiz um bumpad: 

Eu fiz esse bumpad na intuição porque vi praticamente nenhuma da época que eu estava me inspirando (1890-95).

Robe:

  O robe  foi feito em voal por motivos puramente econômicos, rs. E escolhi fazer ele com esses franzidos atrás e na frente para que o tecido possa ser reutilizado depois se houver necessidade. Era a peça que achei que daria mais trabalho porém foi até rápida de fazer e eu simplesmente amei o resultado e desisti da ideia de desmanchar pra reutilizar o tecido.

Vestido:

 Pesquisando vi que ele poderia ser feito sem recorte na cintura e assim escolhi fazer pelo mesmo motivo do robe (economic Juliana mode: ON). Ele é quase um saco de batatas hahahahaha no decote é franzido com uma fita de cetim em um passa fitas, e a cintura fica marcada pelo swiss waist.

Swiss waist:


Eu ainda vou fazer um tutorial dessa peça, então não vou falar tanto sobre ele, mas eu fiz em tafetá e com forro em brim, e pra estruturar usei barbatanas de plástico. Edit: Tutorial

Acessórios e cabelo:

A foto mostra apenas o cabelo, mas eu ainda não tinha posto os acessórios

 Para o cabelo eu me inspirei nos penteados padrão da época, porque penteados para chá mesmo eu quase não vi. A franja é "falsa", eu cacheei a parte da frente do meu cabelo (que fica a uns 5 dedos abaixo do ombro), com canudinhos (tutorial aqui), e prendi um pouco acima com grampos, pra que ela ficasse com um pouco de volume e não ficasse comprida demais. Eu acabei usando acessórios que já tinha, como as flores no cabelo, e colar, brinco e pulseira de camafeus.
Agora, fotos tiradas no dia, mostrando o resultado comigo usando:

Fotos por Cleusa Vargas:




Foto por Valdeir Neto:


 Foto por Flávio Cabral:



Bem, é isso, espero que tenham gostado ^^ 

6 comentários:

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.