quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Traje de banho 1890's


    Falei sobre a moda e hábitos vitorianos na praia aqui nesse post, resumindo as pesquisas que fiz para desenvolver um traje de banho vitoriano pra mim aproveitando que iria até Florianópolis, conhecida por ter praias maravilhosas. Achei que seria uma ótima oportunidade já que sempre achei esse tipo de traje uma gracinha. Mas enfim, vamos ao processo de confecção que é o foco desse post: 

Modelo e inspiração:



    Eu tive como referência basicamente esses três trajes da década de 1890s e fui desenhando o meu modelo com base neles. Queria algo que tivesse gola de marinheiro e fosse feito em duas cores, com detalhes em fitas. Além do mais eu queria algo que tivesse um aspecto meio 'Tim Burton', e então acabei me decidindo por usar tricoline preto e um listrado de preto e branco. 



Molde e corte:


    O molde dele é bem simples: um vestido cuja saia é franzida, corpete com a cintura mais larga e gola de marinheiro, e um bloomer largo e franzido. Utilizei métodos de modelagem modernos pra traçar o vestido e o molde do bloomer é o mesmo que utilizei no último drawer que fiz, para um traje de passeio. 

Construção:



    Para a gola de marinheiro consultei alguns tutoriais de cosplay já que é um estilo muito comum em uniformes japoneses. Foi a parte que mais tive dificuldade já que nunca havia costurado algo assim. No final das contas acabou sendo mais simples do que eu imaginava, apesar de a parte da frente não ter ficado exatamente como eu gostaria (por isso acrescentei um laço).


    O corpete é forrado na frente e a gola tem entretela pra se manter rígida, assim como o cinto. O bloomer é fechado por botões e colchetes e a barra dele eu franzi com elástico. 


Acessórios:

    Mesmo na praia as vitorianas não costumavam mostrar muita pele, então acrescentei as meias e oxford (no lugar das sapatilhas, que eram mais comuns na praia). O chapéu é um boater hat e quem me emprestou foi a Pauline do Diários Anacrônicos, e é uma peça que ela mesma customizou. 

Resultado:

Foto por Laura Pereira 

 Foto por Mau Kisner

Foto por Zambi

    Eu fiquei bem satisfeita! Não saiu exatamente como eu havia desenhado, mas ainda assim achei que ficou bom em mim e cumpriu o seu papel. O tecido que escolhi acabou parecendo cinza nas fotos mas também achei o efeito interessante. 

Principais referências:

http://fattogami.tumblr.com/post/55535810171/how-to-sew-a-sailor-uniform-part-1-sewing-the
https://br.pinterest.com/pin/523684262906187464/
https://br.pinterest.com/pin/42643527692785129/
Apostila de modelagem ETEC

3 comentários:

  1. A roupa ficou linda. Seu trabalho é um primor. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo! Faz pra vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me enviando as medidas faço sim. Se quiser me manda um email pra conversarmos melhor: julianalopesmf@gmail.com

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.