quarta-feira, 22 de junho de 2016

Recriação histórica: Bloomingdale's illustrated 1886 catalog



Bloomingdale era uma loja de departamentos popular em Nova York, fundada em 1872. Entre seus departamentos estava roupas (femininas, masculinas e infantis), leques, capas,penas e flores, luvas, chapéis, cabelo, malha, couro, rendas, joalheria, aviamentos,sapatos, prataria, fumo, brinquedos, roupas de baixo...a loja possuía uma infinidade de itens, que incluíam inclusive armas e livros.



O catálogo de 1886 possui aproximadamente 1,700 itens. Em 176 páginas ilustradas. Poucos catálogos sobreviveram até os dias atuais porque eram intensamente manuseados, geralmente por mais de uma pessoa, sendo que parte delas tinha o costume de arrancar páginas e recortar algumas ilustrações para guardar.




Quem costumava comprar na Bloomingdale eram principalmente donas de casas que gostavam de coisas bonitas, já que os produtos da loja eram considerados na moda e possuíam um preço baixo. As mais fashionistas ainda preferiam encomendar suas roupas com costureiros.


Para encomendar, a cliente deveria enviar, suas medidas  junto da descrição dos itens desejados, para que as roupas servissem bem. Era possível também mudar detalhes de cores, aviamentos ou até mesmo enviar um design novo para que pudesse ser confeccionado. Para encomendar tecidos, aviamentos ou apliques de cabelo na cor desejada o cliente poderia enviar amostras pelo correio, junto de seu pedido.

Pra quem se interessa por revivalismo ou recriação histórica o catálogo é um prato cheio para pesquisa. É possível ver o que estava na moda durante esse ano em várias áreas, e com as ilustrações perceber bem os estilos. Além do fato de cada uma das peças conter uma descrição dos materiais utilizados. Na parte de aviamentos e acessórios, o catálogo serve como uma fonte de comparação com itens encontrados atualmente.

Alguns itens que me chamaram a atenção:


Preços:

A Bloomingdale se orgulhava de possuir os menores preços , o que era repetido diversas vezes ao longo do catálogo.

Vestidos: os preços começam em  $5 os conjuntos para serem usado no dia a dia e vão até $50  em um vestido de noivas.
Saias: de 60c a $2
Chemises: 45c a $1,5
Corsets: 50c para modelos mais simples a $3,25, nos modelos com rendas, bordados e afins
Drawers: 28c a $1,6
Anáguas: $1,2 a $2
Sapatos: $2 os sapatos baixos, para caminhada até  $10 nas botas

No site Measuring Worth é possível convertes os preços para valores atuais. Segundo a pagina, $1 de 1886 atualmente valeria $26. Ou seja, um vestido de 15 dólares cerca de  $390 atualmente. E um corset de 1,5 dólares custaria $39.

Catálogos semelhantes:

Pesquisando um pouco mais acabei encontrando outros catálogos, que estão disponíveis para download ou visualização online.

Catálogo de moldes da Butterick, 1871: https://archive.org/details/catalogueofebutt00butt
Catálogo da Bloomingdale de 1890: https://archive.org/details/illustratedfashi00bloo
Catálogo da Jordan, Mash de 1895-96: https://archive.org/details/fallwinter18956p00jord

Referências:

https://www.measuringworth.com/uscompare/relativevalue.php
Bloomingdale’s illystrated 1886 catalog, por Bloomingdale Brothers. Dover Publication, 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário