terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Livro: Primeiras Impressões

"'É um conhecimento universal que o o homem, por mais apaixonado que esteja, não fica com uma mulher se a sua família o desagrada', reflete Liz"


     Qualquer semelhança com a frase de Orgulho e Preconceito não é mera coincidência. Primeiras Impressões é uma adaptação do clássico da Jane Austen, escrito por LRDO. Acredito que Orgulho e Preconceito dispense apresentações então falarei logo do Primeiras Impressões.

     Nesse livro, Liz Benevides é uma carioca que costuma passar suas férias junto de sua família em Búzios, a ilha onde seus pais possuem pousadas. Ela está voltando dos Estados Unidos após estudar literatura e trabalhar em uma livraria de seus tios. Darcy é um político americano que vem de uma família conservadora e está de passagem em Búzios por algumas semanas junto de seu amigo Charles, um ruivo simpático dono de uma rede de restaurantes e apaixonado por culinária exótica.

     Logo no início a autora apresenta os personagens, descrevendo as características que os definem  de forma adaptada para a atualidade. Temos a Liz como uma mulher sarcástica, inteligente e desconfiada. Darcy como um homem conservador e reservado, um Charles alegre e simpático, a amável Jane, e por aí vai... Mesmo quem não leu O&P anteriormente vai conseguir compreender bem a história porque a história é bem apresentada.

     Em Primeiras Impressões fica bem claro que Darcy e Liz tem uma certa química desde o começo, apesar de os dois não se entenderem bem em razão de terem personalidades e gostos diferentes. Foi uma boa sacada da autora ter acrescentado cenas em que há trocas de olhares, toques e afins entre os personagens porquefica bem mais crível, e em um romance atual isso é algo que faz falta.

     O livro é uma adaptação de fato, e cumpre essa função muito bem. Você não fica com a impressão de que o texto original da Austen foi copiado, apenas com umas alterações aqui e ali (o que foi exatamente o que achei de Orgulho e Preconceito e Zumbis, aliás). A história foi recriada, mas mantendo toda a essência da obra original, tanto da história quanto das características dos personagens.  Por exemplo, aqui temos personagens que trabalham, e as pessoas não pedem as outras em casamento após conhecê-las por algumas semanas apenas.

     A escrita é bem agradável, achei o livro envolvente e bem difícil conseguir largar enquanto eu o lia, rs. Recomendo a todos que gostam de um bom romance, independente de ter lido Orgulho e Preconceito ou não.

     Uma curiosidade: Primeiras Impressões foi o primeiro título que Jane Austen deu a sua obra, mas que depois resolveu mudar.

Sobre a autora:



Primeiras Impressões é o primeiro livro de LRDO, uma advogada brasileira apaixonada por literatura e cinema. Ela tem um blog, que pode ser lido aqui.

Sobre o livro:

310 páginas.
2015
Editora Kiron

O livro pode ser comprado na Amazon aqui  (ebook) ou no site da editora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me' ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.