sábado, 7 de fevereiro de 2015

Uma breve história do bolso feminino

 Ou: Onde vou guardar meu celular durante um evento revivalista?

Vamos combinar que as roupas  masculinas acabam sendo mais prática para eventos revivalista, não? Dificilmente a calça ou casaco do sujeito não vai ter um bolso, rs. Agora se você irá usar um vestido as vezes pode ficar perdida ao não saber como carregar seus pertences sem que seja em uma bolsa moderna, que terá que ficar de lado ou então vai descaracterizar o seu traje nas fotos.

Eu gostei de pesquisar apenas sobre uma peça específica, como fiz com o stays nesse post, então resolvi dessa vez pesquisar sobre bolsos e bolsas, apresentando assim algumas alternativas historicamente corretas para carregar celular, carteiras e afins durante eventos revivalistas sem comprometer o visual. O recorte que pesquisei vai da Idade Média até o final da Era Vitoriana, que é o recorte usual dos eventos brasileiros, e foquei no vestuário feminino.

Idade Média:



As pessoas usavam pequenas bolsas que eram penduradas em cintos para carregar documentos, ferramentas ou dinheiro. Elas  eram chamadas de budgets ou male e tinham uma função principalmente funcional, sendo que muitas vezes não eram usadas de forma visível. Para mulheres, era mais frequente colocar  a bolsa por baixo do vestido, deixando-a pendurada na altura do joelho. Algumas bolsas eram fechadas por abas e outras eram pequenas bolsas-saco. Se você quiser ver mais modelos de bolsas medievais pra se inspirar o Pinterest é seu amigo. Recomendo esse e esse painel.

Renascença:



Também eram usadas bolsas presas em cintos, só que mais trabalhados. O cinto podia ser feito com pedras preciosas e as bolsas frequentemente tinham bordados. Alguns exemplares tinham entre 22cm e 27cm de altura. Exemplos de bolsas do século XVI e XVII podem ser encontrados aqui.

Esse tipo de bolsa caiu em desuso no século XVII e XVIII, quando as mulheres passaram a usar um bolso por baixo do vestido e os homens tinham bolsos nos casacos.

Século XVIII:

Em 1729 ainda era usada a bolsa saco. Depois, os vestidos, anáguas e pannier passaram a ter uma abertura na lateral para que a mulher pudesse alcançar seus bolsos, que eram presos por fita ou cordão ao redor da cintura (por cima do stays). Esses bolsos quase sempre eram ricamente bordados, e em meados de 1799 era frequente as mulheres fazerem seus próprios bolsos. O V&A Museum tem um molde e tutorial de bolso aqui e você pode encontrar outro molde no Costume Close-up.

Diretório, Império e Regência:


Nesse período eram usadas as reticules (também chamadas de indispensable), que são bolsinhas pequenas feitas para serem carregadas na mão. As mulheres carregavam seus bordados nessas bolsas, que podiam ser feitas em vários formatos e materiais e eram bem detalhadas, muitas vezes possuindo bordados, franjas etc. Tem um molde de reticule aqui.

1850-1869


Ainda se usavam as reticules, e algumas revistas femininas publicavam seus moldes ou instruções, no caso das que são feitas em crochê, como essa aqui e essa outra.

1870-1889



Começaram a aparecer bolsos decorativos nas roupas, onde as mulheres carregavam relógios e até mesmo um guarda-sol.


        E assim se encerra a breve (ou brevíssima?)história  do bolso, rs. Espero que seja útil para alguém. Na verdade foi bem divertido pesquisar sobre, encontrei umas coisas engraçadas como essa

Fontes:

História Ilustrada do vestuário
Historical Sewing
The medieval tailor assistant


Caso alguém queira fonte de alguma das imagens que usei em montagens é só falar. 

4 comentários:

  1. Olá Juliana, primeiramente quero agradecer por esse post, está me ajudando bastante para a minha pesquisa de TCC, e sem falar na qualidade das imagens que são ótimas. Você poderia me mandar a fonte das suas imagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim, claro! Pode me passar algum contato seu?

      Excluir
    2. Posso sim, claro! Pode me passar algum contato seu?

      Excluir
  2. cassiansb@hotmail.com esse é meu email pode mandar. Se estiveres algum documento que fale sobre essa evolução das bolsas estou aceitando :)
    Muito agradecida desde já!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me' ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.