quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Desafio de Costura histórica: Luvas de 1760-1780

Número do desafio: #2 (Azul)
Tecido: brim e cetim
Molde: Usei a do livro Costume Close-up como base e adaptei para o meu tamanho
Ano da peça: 1760-1780s
Materiais utilizados: Brim, cetim, linha para bordado
Quão historicamente correto é?: 60%*
Total de horas para finalização: Aprox. 10 horas
Quando utilizou pela primeira vez: Ainda não usado.
Custo total: R$15 (eu já tinha os tecidos, comprei só os materiais para bordar)

*Como eu cálculo a acuidade histórica: 25% aparência, 25% materiais, 25% técnicas, 25% modelagem.



Inspiração:


O primeiro modelo é 1769 de e o segundo de 1760-1780


    Minhas principais inspirações foram essas duas, a primeira pela combinação de cores  (já que se encaixava no desafio) e a segunda por ter fotos mais detalhadas do bordado. Mas além dessas duas eu procurei outras imagens de luvas do século XVIII para comparar, ver alguns detalhes etc.

Molde e corte:


O molde que usei, que também explicava o bordado

Para os mock-ups eu usei gabardine, que tinha um retalho aqui

    O molde da luva (em inglês chamadas de mitts ou mittens) eu encontrei no Costume Close-up. Na hora de escalar para tamanho real resolvi adaptar pro meu tamanho, mas depois eu vi que não deu certo, ficou apertada demais. Depois usei outro pedaço de tecido pra fazer uma espécie de moulage e então arrumei o molde da forma correta. Ou seja, fiz dois mock-ups pra essa peça. O que me surpreendeu porque achei que seria algo mais simples.

Bordado:


Teste de bordado à máquina e à mão

Esse ponto se chama herringbone


    Eu não sou muito boa em costurar à mão, e não estou acostumada com bordado, então minha primeira ideia foi fazer o bordado na máquina mesmo, e resolvi fazer um teste no meu primeiro mock-up, como dá pra ver na foto acima. Fiquei insatisfeita com o resultado então resolvi fazer o bordado à mão mesmo, e o ponto é surpreendentemente fácil de bordar e me lembrou o ponto cruz, que é o que eu sabia fazer. Consegui bordar tudo mais rápido do que eu esperava, em 5 horas divididas em 3 dias. 

Costura e acabamentos:





    Definitivamente a parte mais simples de todo o processo, rs. Só tive que tomar cuidado pra não costurar por cima do bordado, por isso alfinetei a lateral. Costurei quase tudo na máquina mesmo, só o dedão que fiz à mão. Também usei a costura ziguezague pra dar acabamento.


Resultado Final:






    Eu fiquei bem satisfeita com o resultado final! Me serviu bem. Em relação à imagem que usei como referência, as principais diferenças são o tom  de azul, o tecido usado e o fato de que optei por não fazer a parte da lateral e aquele 'S' na palma, a minha  luva é toda fechada. É uma peça que eu acho que vai ser muito útil caso eu precise usar o meu traje rococó em um dia frio.

Referências:

At the sgn of the golden scissors.
Costume close-up
Fashion throug history
A sartorial statement

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me' ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.