sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Meus 13 hábitos de leitutra

Inspirado no post da Daniela no As Três Corujas, decidi escrever um post também falando um pouco sobre os meus hábitos de leitura.

Pra mim ler está muito relacionado com experiência, não é só ter acesso a uma história, mas o prazer de passar um tempo na companhia de seres imaginários e um narrador, segurar um livro reparando em seus detalhes e textura...enfim, gosto muito de ler e tento aproveitar o máximo esse momento, além de tentar absorver o máximo do que leio,  e por isso, assim como muitos leitores acabo adquirindo alguns hábitos que me ajudam aproveitar melhor um livro ou ler cada vez mais.

Livro e cobertor: OTP

O post vai ser ilustrado com fotos do instagram mesmo, simplesmente porque me deu na telha, rs. Afinal acho que um dos meus hábitos é postar fotos de alguns dos livros que leio lá.

1 - Um título ou uma capa interessante é o bastante para que eu decida ler algo

    Sim, esse item é quase uma cópia do item 1  do post que eu citei, mas eu realmente me identifiquei nesse aspecto. Eu detesto spoilers e gosto de ser surpreendida, então prefiro ler o livro sem ter lido nem mesmo as suas orelhas e sinopses. Resenhas eu também dispenso antes de ler algo, porque prefiro formar minha opinião sobre um livro antes de ser influenciada por algo que li, além de que acho que atrapalha na hora de reparar em aspectos que chamam a minha atenção, por acabar reparando mais no que foi dito numa resenha que eu li ou assisti. Mas adoro ler resenhas e opiniões dos livros que acabei de ler, pra ver se encontro alguém que pensa como eu, ou mesmo pra ver os pontos (negativos ou positivos) que outras pessoas destacaram sem que eu tivesse reparado.

2 - A maior parte do que eu leio é no ônibus

    As vezes alguém me pergunta como eu leio tanto, o que dá a impressão de que eu passo horas a fio sentada em uma poltrona lendo, o que passa longe da realidade, rs.

     Acontece que boa parte da leitura que faço é no trajeto de ida e volta da faculdade o que, contando com o período de espera dos ônibus no ponto ou terminal e o trajeto em si, dá entre 3h a 4h (sim, moro em São Paulo). É um tempo considerável e o suficiente pra morrer de tédio. Então por isso aproveito esse tempo pra ler alguma coisa.

3 - Sou uma cheiradora de livros

   Apesar de a minha amiga sinusite não aprovar esse hábito. Eu simplesmente adoro o cheirinho de livro novo, é um dos meus preferidos. Então enquanto estou lendo vira e mexe dou uma conferida pra ver se o cheiro ainda está lá, haha. Quando compro um livro novo guardo ele ainda embalado na minha estante, até o momento em que vou ler e aí posso apreciar o queiro (-q). O cheiro dos livros bem antigos (impressos entre a década de 1950 e 1970) também me agrada. É um dos motivos pra eu não gostar de ebooks, mas isso é assunto pra outro post.

4- Uso post-its pra marcar itens importantes e citações que eu gosto

Raiz-forte, o livro que quebrou o record de post-its da minha estante

    Esse foi um hábito que adquiri recentemente, depois de ver vários vídeos da Tatiana. Antes eu anotava a página, parágrafo e linha da citação no celular e depois copiava o trecho pra algum outro lugar (aliás, o que ainda faço quando o livro é de biblioteca), mas os post-its além de serem mais práticos, eu posso ter acesso aquela parte sempre que pegar o livro na estante. Lembra da história dos ebooks? Então...

5 - Não costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo

Uma das ocasiões em que leio mais de um livro ao mesmo tempo: estudo

    Não gosto porque além de me atrapalhar, já que quando volto pra ler um livro depois de ter lido algumas páginas de outro, demoro mais pra lembrar aonde eu estava e o que tinha acontecido na história até aquele ponto, fora que acabo demorando mais pra terminar cada um deles e isso me desanima. Em geral o que acontece é eu estar lendo algum livro de literatura, e em casa estar estudando um livro técnico.

6 - Música, só se for erudita

   Porque se ouço uma música cantada, acabo prestando atenção na letra ou "cantando mentalmente" e me desconcentro da leitura. E apesar de adorar trilhas sonoras, acharia estranho uma trilha de aventura se estou lendo um romance mais parado, por exemplo. Por isso a erudita acaba sendo minha melhor opção principalmente se for pra estudar, por serem mais neutras.  Mozart, Bach, Tchaikovsky e as Quatro Estações de Vivaldi são minhas favoritas pra esse momento.

7 - Estipulo metas.

    Brinco que algo na minha vida tem que ser organizado e levado a sério, então faço isso com meus livros.  Tento ler pelo menos 20 páginas por dia, dependendo do livro até consigo ler mais (pouco mais de 100) e aí aumento a meta de páginas por dia, e com isso calculo quanto tempo mais ou menos levarei pra terminar um livro. Eu também tenho como meta ler pelo menos 4 livros por mês ( o que dá 1 por semana). Essa última definitivamente é a meta que eu tenho mais dificuldade pra cumprir, rs.

8 - Gosto de intercalar a leitura de livros densos e mais sérios com leituras leves e rápidas

    Se eu li um livro que acabou me desgastando (independente de ser bom ou ruim) ou tomado muito do meu tempo por ser complexo ou longo demais como acontece com alguns clássicos,  procuro ler alguma coisa leve, que não me tome mais de uma semana, pelo menos. E por isso não estranhe se eu ler George Orwell ou Machado de Assis e logo em seguida pular pra Nicolas Sparks ou Stephen Meyer.

9 - Releio um final que achei muito bom, surpreendente ou ruim

Todo dia: um livro que precisei reler o final e ainda fiquei sem entendê-lo

    Se o final for interessante e diferente, e aqui inclui ele ser péssimo ou muito bom, eu releiro as últimas duas páginas pra absorver melhor a ideia, o mesmo acontece se eu acho ele surpreendente ou confuso. Fiz isso recentemente com  O homem duplicado. Terminei com um sentimento de "não acredito!" e tive que reler a página pra ver se era isso mesmo que eu tinha entendido.

10 - Gosto de ler acompanhada de uma boa caneca de chá, mas pipoca também é bem vinda

   Em dias frios ler com chá é quase regra, da mesma forma que me cubro com cobertores e edredons, mas as vezes eu só estou com um pouco de fome aí ao invés de parar um tempão até preparar algo e comer, prefiro só fazer pipoca e ir comendo enquanto leio.

11 - Estou sempre com um livro na bolsa

Livro que levei na bolsa para um passeio num parque,
 que eventualmente tive uns minutinhos pra continuar a leitura.

   É muito raro eu não carregar um livro na bolsa, e na verdade detesto quando uma bolsa minha não cabe o livro que estou lendo. Mesmo se eu for sair com meus amigos, carrego um livro na bolsa porque enquanto alguém não chega no ponto de encontro, ou na ida e volta pra casa, caso eu vá sozinha, posso aproveitar pra ler um pouco.

12 - Costumo marcar meus progressos na leitura

   Marco pelo menos o dia em que comecei a ler o livro e o dia em que terminei numa agenda, e também no Skoob, onde eu posso inclusive dizer em que página estou e fazer algum comentário. Isso me ajuda na questão da meta, e também porque minha memória é péssima, rs.

13 - Não tenho uma ordem pra ler os livros

  Acontece de um livro que eu estava ansiosa pra ler e que acabei de comprar ficar parado um tempão na minha estante até que eu comece a ler. Ou eu resolver ler um livro apenas porque vai sair uma adaptação cinematográfica dele. Fazer uma "fila" pros livros que eu vou ler não funciona, vou lendo conforme minha disposição e vibe mesmo, novamente batendo na tecla de que ler pra mim é uma experiência relacionada ao entretenimento, e não uma obrigação. 

Esses são meus hábitos...eu não acho que sejam assim extraordinário e inéditos, mas talvez sirva como dicas de como aproveitar um livro, porque funcionam pra mim. Quais são os hábitos de vocês? Se identificam com alguns que eu citei?

4 comentários:

  1. Amei a lista ♥
    Gostaria muito de "aprender" a usar post-its nos livros, cheguei até a comprá-los, mas na hora em que algo me surpreende e merece ser destacado, é ao lápis que recorro. Não me entendo muito bem.

    Essa de estar sempre com um livro na bolsa é quase um lema de vida. Livro, além de tudo, faz companhia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ♥

      Eu consegui me adaptar bem aos post-its (até porque é mais prático que usar o celular, rs), até preciso comprar novos.

      Faz companhia sim, e muito melhor que algumas pessoas, diga-se de passagem xD

      Excluir
  2. Gostei de saber sobre os seus hábitos de leitura, eu compartilho de alguns. (Do item 7 ao 12)

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me' ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.