segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fazendo um traje vitoriano parte I : undergarments


 Elizabeth Wethered Barringer Don Federico de Madrazo y Kuntz 1852

  Um dos projetos que tenho é fazer um traje vitoriano pra usar ano que vem. Um parecido com o da imagem acima.

É um traje vitoriano de 1851, e eu mesma irei fazer roupa e alguns acessórios. Está sendo um desafio pra mim porque é minha primeira reconstrução. Quero ser o mais fiel possível à época e por isso ando pesquisando muuuito e recebi dicas de umas duas entendedoras do assunto.

Reparei em minhas pesquisas que muitas revivalistas costumam ir registrando seus projetos com relatos, dicas e tutoriais. Bem, não me considero boa o suficiente pra fazer tutoriais, por isso acho que essa (provavelmente longa) série de posts vão ser mais relatos com algumas dicas (provavelmente provenientes de  erros meus)

Corset cover de 1865 

Chega de enrolação!Resolvi começar pela parte mais fácil, os undergarments (algo como lingerie). A silhueta era de transição. E como as crinolinas só foram inventadas na segunda parte do século XIX nessa época ( aprox. 1845 a 1855) as mulheres usavam várias camadas pra manter a forma da saia (entre elas a de cordão, a recheada com crina de cavalo, acolchoada, de babados...). Além das anáguas havia o corset (esse eu vou encomendar), drawers, chemise, e o corset cover (uma peça que evita que o corset marque a roupa). Sim, é muita roupa. Li em um lugar que algumas mulheres chegavam a usar 10kg de roupas!

O que eu fiz até agora foram os drawers e a chemise.

Drawers:

Apesar de na modelagem da época os drawers terem uma abertura entre as pernas e uma fita ao invés de elástico eu preferi fazê-los da mesma forma que faço meus bloomers.
Me inspirei nesses modelos:






Meu resultado:



Pra ser sincera eu achei ele curto demais, ele só vai até abaixo do joelho (ser alta tem essas desvantagens). Se der tempo talvez eu faça outro num tamanho mais adequado pra mim.

Chemise: 

Pra fazer isso eu me inspirei em uma que vi em um filme e outras releituras. A da época era bem mais comprida, ia até abaixo dos quadris, mas eu preferi fazê-las mais curtas, acho mais bonito.

Imagens que usei pra referencia:




The Young Victoria

Meu resultado:



Eu gostei do resultado, e apesar de essas peças ficarem por baixo e não ajudarem a manter a forma do vestido eu acho muito bonito e dá um ar mais "histórico".

Atualmente estou trabalhando na anágua de cordão. Tenho todos os materiais comprados e a pesquisa já está feita, falta só começar a fazer agora.


Ps.: Acabei de me tocar que não tenho a fonte de muitas dessas imagens. Irei tomar mais cuidado com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me' ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.